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· Artigos » SwishMax

 

Swishmax - Carregando textos a partir de um .txt.  English Version

Por: Ivan W. Primo
Publicado em: 02.07.2005
Visualizações: 44579


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Hoje vamos aprender uma técnica extremamente útil quando, por exemplo, necessitamos enviar uma animação para um cliente para que ele possa personalizar, sem a necessidade de mandar o arquivo editável, ou quando queremos uma atualização rápida da animação. Emfim, são diversos os casos em que esta técnica irá ser útil. Trata-se de exibir nas animações um texto que esteja em um arquivo .txt.

É muito simples de fazer. Siga os passos! Não tem erro!!!

Primeiro crie uma nova animação no Swishmax. Eu fiz com 300px de largura e 100px de altura. Depois clique sobre a ferramenta "Text" e desenhe uma caixa de texto no palco, clicando e arrastando até o tamanho desejado.


imagem 1""



Dependendo do tamanho do texto que será exibido, sua caixa de texto deverá ser maior ou menor. Para verificar o tamanho, você pode digitar o texto e formatar. Depois de acertado o tamanho da caixa de acordo com a formatação do seu texto, apague tudo deixando a caixa em branco.


imagem 2""



Agora vem o passo mais importante. Vá ao painel "Text" e mude o nome da caixa de texto para "meuObjetoTexto" ou qualquer outro que você queira. Em seguida, marque a opção "Target".

Depois, mude o tipo de texto para "Dynamic Text".

Mude o tipo de formatação para "Advanced". Logo abaixo deverá aparecer o campo "Variable". Este campo é case sensitive, ou seja, você terá que lembrar o nome que colocar neste campo para poder carregar a variável do txt. Preencha este campo com o nome "meuTexto".

Observe a imagem:


imagem 3""



Muito bem! Definida a caixa de texto, vamos agora para o pequeno script que vai chamar a vriável contida no arquivo txt.

Clique na linha do tempo, no frame 1 da cena.


imagem 4""



Depois clique na aba "Script". Em modo "Guided", clique no botão "Add Script > Events > Frame > onFrame(...)". com isso adicionamos um evento ao frame 1.

Agora clique "Add Script > Movie Control > Load/unload Sprite > loadVariables(...)"

Ótimo! deverá aparecer logo abaixo do campo dos scripts o painel onde definiremos de onde e como serão carregadas as variáveis. Preencha os campos como mostra a figura:


imagem 7""



No campo URL colocamos o endereço do arquivo que contém as variáveis. No nosso caso, vamos criar um arquivo de texto chamado "meu_texto.txt" e nele vamos inserir as nossas variáveis, no caso, o texto que será exibido pela animação.

Seguindo estes passos corretamente, seu script deverá ficar assim:


imagem 8""



Agora salve e exporte o arquivo em html para uma pasta eu seu computador. Em seguida abra o bloco de notas ou seu editor de texto, e coloque a variável nele.

&meuTexto=Aqui vai o meu texto&


imagem 6""



Note que o nome da variável no arquivo de texto é o mesmo da variável colocada no campo "Variable" quando formatamos no Swishmax, respeitando as maiúsculas, etc. Altere o que estiver entre as tags "&meuTexto" e "&" e pronto.

Você pode ainda adicionar o efeito que você desejar. E se você quizer adicionar mais de uma caixa de texto, basta mudar o nome da variável para cada caixa de texto adicionada, tanto no campo "Variables" do Swishmax quanto no arquivo "meu_texto.txt". Por exemplo, se você adicionar mais um texto, mude o nome da variável da segunda caixa de texto no Swishmax para "meu_Texto2" e adicione a variável no arquivo "meu_texto.txt", assim:

&meuTexto=Aqui vai o meu texto&

&meuTexto2=Aqui vai o meu segundo texto&


Aproveite mais essa facilidade do Swishmax!!! o Arquivo editável está aqui.




Até a próxima!!!

Não esqueça, se surgirem dúvidas consulte o Designer's Fórum.

Ivan Willian Primo
webmaster@portaldigidesign.com.br
icq 319012145
msn: iwprimo@gmail.com
www.portaldigidesign.com.br



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  Comentários:

· corsiingleseijn  Postado em: 30.05.2007
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· Rodrigo  Postado em: 22.04.2006


· Psyco  Postado em: 04.10.2005
Este tipo de efeito eh mto util, recomendo a todos.....

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