topo
topo
topo
Domingo, 25 de Junho de 2017.
portaldigidesign
menu principal
No Site Na Web
slogan
 
:: Home
:: Fórum
:: Newsletter
:: Na Mídia
:: Recomende-nos
:: Nossos banners
:: Rss Feeds
:: Contato
 
menu design
:: Flash
:: Dreamweaver
:: Fireworks
:: Swishmax
:: Photoshop
:: Corel Draw
:: Ícones
:: Tabela de cores
:: Layouts prontos
 
menu programação
 
:: PHP
:: Asp/.Net
:: Javascript
:: CGI
:: Cold Fusion
 
menu serviços
 
:: Geradores online
:: Indique o site
:: Usuários online
:: Contador
 
menu sites destaque
 
:: Indique seu site
:: Sites destaque
 
menu artigos
 
:: Web Marketing
:: Web acessibilidade
 
 
 

· Artigos » Web Marketing

 

10 mandamentos dos sites bem-sucedidos  English Version

Por: Marcelo Britto
Publicado em: 03.01.2006
Visualizações: 22222


rec6 Linkto delicious google yahoo live Twiter

Uma das figuras mais representativas do pensamento econômico moderno, Joseph Schumpeter, afirma que somente através da inovação, conseguiremos ampliar nosso mercado consumidor ou criar um novo nicho de mercado. Ou seja, é o processo de inovação que permite o desenvolvimento.

1° Mandamento:
Seu site precisa de pelo menos um diferencial

Se você está pensando em criar um site igual aos milhares que já existem por aí, esqueça. Você estará perdendo seu tempo e seu dinheiro em aventuras improdutivas. Antes de começar a criar um site, procure encontrar algum diferencial competitivo, que torne seu projeto realmente atrativo e rentável.

2° Mandamento:
Antes de qualquer coisa, procure planejar uma boa arquitetura de informação

Antes de iniciar um novo projeto, procure conversar com o cliente sobre a arquitetura de informação do site.A arquitetura de informação, em resumo, é a definição de todas as áreas e a estrutura de navegação que o site vai ter. Este trabalho prévio, serve para orientar o designer na hora de criar o layout e organizar o conteúdo do site. A grande vantagem de fazer este trabalho, é que antes de começarmos o layout, já sabemos exatamente a quantidade de seções e evitamos surpresas desagradáveis, como o acréscimo de seções e links, que não estavam previstos no orçamento.

3° Mandamento:
Primeiro o conteúdo, depois o design

Outro pecado capital é querer fazer o layout antes de se ter o conteúdo em mãos. Está claro que nem sempre é possível convencer o cliente desta necessidade e, às vezes, acabamos por ter que fazer o layout com os tradicionais "nonononono nonon onononon nono nononono ononono nonono nononon on onononono nononono onononon onononon ononononono". O problema deste recurso é que não conseguimos simular o exato preenchimento do texto para enquadrá-lo no layout. Outro fator negativo, é que sem os textos, nossa criação fica limitada, pois se temos acesso aos títulos e textos, podemos criar imagens e ícones que darão um toque de classe ao nosso layout. O resultado é que o cliente acaba pedindo diversas alterações no layout e o trabalho acaba demorando mais que o previsto.

4° Mandamento:
O site deve ser rápido e otimizado
Ao desenvolver o HTML do site, o profissional deve ter em mente que nem todos os usuários possuem internet de acesso rápido e, mesmo aqueles que possuem, não estão dispostos a esperar mais do que alguns segundos pelo carregamento da página. Mesmo que o site seja digno de premiação pelo seu design e possua um conteúdo altamente explicativo e convincente, se a performance for ruim, então o site poderá estar enviando clientes para a concorrência: se o site que estamos visitando demora para carregar, logo procuramos outro.Juntamente com a velocidade no carregamento da página, está a otimização para o site figurar entre os mecanismos de busca. Meta tags bem utilizadas e cuidado na estruturação do HTML são fundamentais para que os mecanismos de pesquisa possam localizar o seu site, dentre as palavras pesquisadas pelos usuários.

5° Mandamento:
Os dados de contato devem estar em todas as páginas
Freqüentemente visito sites que "escondem" as informações para contato. Itens como telefone e e-mail, ou pelo menos o atalho para estes dados, devem estar bem visíveis e posicionados em todas as páginas do site. Afinal de contas, o site deve servir para estreitar o relacionamento da empresa com o cliente. Também é freqüente encontrar sites com apenas o formulário de contato, sem endereços, e-mail ou telefone da empresa. Lembre-se que, muitas vezes, o cliente deseja contato imediato com a empresa. Omitindo essas informações, podemos estar perdendo clientes.

6° Mandamento:
Pratique relacionamento com seus visitantes e clientes
O site, mais que uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços, deve servir para estreitar os laços de relacionamento que a empresa possui com seus clientes. Para isso, é fundamental estabelecer interatividade entre o site e o usuário. Enquetes, pesquisas de opinião, promoções e envio periódico de atualizações por e-mail, são formas de cultivar um bom relacionamento com os usuários do site.

7° Mandamento:
Mantenha o site sempre atualizado
Poucas coisas são mais cansativas que visitar um site e ele estar sempre igual. A impressão que temos é que o site foi abandonado. Por isso, mesmo que não existam novidades relevantes, manter a página inicial sempre atualizada e renovada é fundamental para ampliar o número de visitantes do site. Isto não significa que você tenha que ficar sempre mudando de layout, no entanto, você pode alternar os produtos e serviços oferecidos pela empresa, com um sistema do tipo randômico.

8° Mandamento:
O site deve ser rentável
Muito bem. O seu site é inovador, possui uma ótima estrutura de navegação, o conteúdo, o design e a performance são ótimos, os dados para contato estão visíveis, você pratica relacionamento com os clientes e o mantém sempre atualizado. Porém, de nada vai adiantar você fazer tudo certinho se o site não for rentável. Neste quesito, há dois tipos de rentabilidade: institucional (aquela onde você obtém retorno de imagem, melhorando sua marca e credibilidade) e financeiro (aquela onde você efetivamente lucra com o site). Para tornar o site rentável, é necessário um planejamento de médio e longo prazo, prevendo estratégias e táticas de captação de recursos ou de ações que promovam visibilidade da marca.

9° Mandamento:
Faça o acompanhamento das estatísticas
Ao analisamos estatísticas, temos por hábito analisar apenas o mês anterior ou os últimos três meses. Quando fazemos isso, estamos analisando apenas uma parte do conjunto. Ao fazer a medição das estatísticas do site (tanto no número de visitas, page views, páginas mais procuradas, etc.) também temos que levar em consideração o mesmo período do ano anterior.Muitas vezes, um site pode apresentar uma diminuição no número de visitas, por exemplo, no mês de janeiro, se comparado com dezembro. No entanto, se compararmos com janeiro do ano anterior, o número de visitas pode ser bastante superior. Estes são dados que poucos profissionais dão importância, porém são fundamentais para uma análise mais confiável e relevante.

10° Mandamento:
Contiune inovando
Não adianta você chegar ao topo. É preciso manter-se lá.Independente da posição que o seu site esteja, é imprescindível você estar sempre inovando e buscando novos diferenciais, pois a cada dia surgem novas idéias e novas tecnologias. Quem não possui agilidade para adaptar-se às novas tendências ou quem não tem habilidade para criá-las, acaba por sucumbir.Quanto mais o seu site estiver na vitrine, mais ele será copiado, imitado e aperfeiçoado pela concorrência. Para mantê-lo entre os primeiros, é fundamental fazer uma constante reavaliação e ninguém melhor que os usuários para ajudá-lo nessa tarefa.Estes são 10 passos indispensáveis para a construção de um site bem sucedido. Evidentemente existem outros fatores que podem contribuir significativamente para o sucesso de um projeto, e nem é nosso objetivo limitar o assunto a estes 10 itens. Cada empresa e cada instituição possui particularidades que farão com que um ou outro fator tenha maior relevância na hora de desenvolver o projeto.


Um abraço e até a próxima!


Contatos e troca de idéias:
contato@marcelobritto.com.br


Marcelo Britto é designer, consultor em projetos de internet, especialista em marketing digital, instrutor de webdesign e ministra treinamentos e palestras sobre webmarketing.



Versão para impressão  Twitter



 

  Comentários:

· Luana Almeida  Postado em: 12.05.2006


Nome: Digite seu nome.Digite seu nome.
Email: Campo Obrigatório. Formato Inválido.
Comentário:   Campo Obrigatório.Digite ao menos 8 caracteres.Até 100 caracteres.
   

   rss

 
hospedagem Host Brasil
Dreamweaver
Fireworks
Flash
SwishMax
Corel Draw
Photoshop
Photoshop
PHP
Asp/.Net
Web Marketing
publicidade
   

 

rodape rss Siga-me no Twitter