· Artigos » Design Gráfico» Versão para Impressão

 

Medidas padrão e acabamentos

Por: William Carriello | Publicado em: 20.04.2009 | Visualizações: 35800

Olá pessoal.

É muito bom vê-los por aqui.

Bom, a partir de agora veremos mais sobre os assuntos relacionados ao Corel Draw, mas explicitamente ao que se diz respeito a sua aplicação para áreas de publicidade.

E no assunto de hoje, aprenderemos as medidas mais utilizadas nos formatos fechados e alguns acabamentos.

Então vamos ao que interessa.

No Brasil, os formatos mais utilizados são:

Filipetas: 10x15 e 21x15

Utilizados para panfletagens em geral, podem ter dobras e diferentes gramaturas. Bastante utilizado em impressões no papel couché. Para impressões 4/4 devemos utilizar gramaturas acima de 115gr, para não o deixar muito transparente.

Banners: proporcionais a 120x80

Utilizado muito em exposições, workshops e variados. A referencia acima citada é para banners verticais. Sendo que os mesmos deverão ter acabamento em tubéte e corda.

Cartões de Visita: 9x5 e 9x10 (quando for duplo)

Vemos por ai em diversos formatos, cortes, acabamento e inclusive preços. Devemos ter muito cuidado com cartões amadores, ou seja, aqueles cujo tem sempre uma imagem no fundo e uma "logo" escrita em arial. Será que realmente essa é a cara da empresa do seu cliente, e se for, você acha que vende. Devemos pensar sempre nisso.

Postais: 9x15

Materiais utilizados muito para nichos de viagens, turismo e afins. Hoje em dia é possível achar da mesma forma que os panfletos, como divulgação para empresas, produtos e serviços.

Marcadores de livros: 5x18

Utilizado muito em feiras e exposições. Nota-se que este produto é utilizado muito para escolas, faculdades e biblioteca, o que não impede de utilizar muito em outros ramos como os postais. São uma excelente escolha para todos os públicos e pode ser utilizado com os mais variados acabamentos.

Folhetos/Encartes: 20x28

Esse nós conhecemos muito bem. O formato que citei acima é o de uma folha, porém, este em especial, não tem um formato muito adequado, você antes de tudo deve entrar em contato com o seu fornecedor e ver a medida mais barata e adequada ao seu cliente.

Santinhos: 5x4,5

Você com certeza já se deparou com um santinho de político. Acredite, é uma febre em época de campanha e seu custo é baixíssimo. Pode ser encontrado em diferentes gramaturas e papeis.

Segue abaixo algumas misturas para vocês utilizarem.

Por exemplo:

  • Fica excelente um cartão de visita com laminação fosca e verniz localizado para uma agência de publicidade, porém para uma empresa de montagens de brinquedos o ideal é não exagerar tanto.
  • Banners para exposições devem ser feitos em impressão, jamais em recorte eletrônico, pois a qualidade e a durabilidade são bem superiores.
  • Em filipetas, devemos tomar muito cuidado com o verniz localizado no caso de dobras, pois o mesmo pode "quebrar" na hora. O ideal é que se use verniz total com vinco de faca.

Bom, espero poder ter ajudado bastante.

No próximo artigo, veremos mais sobre criação de logomarca e suas aplicações.

William Carriello

 


© 2017 - Direitos Reservados
www.portaldigidesign.com.br